Papa Francisco canoniza 30 novos santos brasileiros neste domingo
14/10/2017 18:28 em CLUBE Noticias

Em missa a ser realizada no domingo, na Praça de São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco vai declarar 30 novos santos brasileiros, confirmou a Santa Sé neste sábado (14/10). Conhecidos como Mártires de Natal, os cristãos foram canonizados em 2000 pelo então papa, João Paulo II, e serão, agora beatificados.

 

Os Mártires de Natal são um grupo de pessoas assassinadas em dois massacres realizados por holandeses no Rio Grande do Norte em 1645. Intolerantes com a fé cristã dos brasileiros, os holandeses, que ocupavam a região, promoveram dois massacres na área hoje ocupada pelos municípios de Canguaretama e São Gonçalo do Amarante. 

 

Cerca de 150 pessoas morreram nos episódios, mas serão beatificadas apenas as 30 identificadas: os sacerdotes André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e o leigo Mateus Moreira, além de 27 companheiros — no total, são 25 homens e cinco mulheres, alguns ainda crianças quando foram mortos. 

 

Eles serão os primeiros santos mártires — que aceitaram a morte por causa da fé cristã e por isso, não há necessidade de comprovação de milagre — do país, que soma, hoje, 36 santos já canonizados. 

 

Dom Hummes é o padrinho

 

 

Segundo a Rádio Vaticano, o processo de canonização chegou à Congregação das Causas dos Santos pelas mãos do Cardeal Cláudio Hummes, que apresentou o tema ao papa Francisco. Por isso, o arcebispo emérito de São Paulo e Presidente da Rede da Comissão Episcopal para a Amazônia e da Rede Eclesial Pan-Amazônica, é considerado, pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, o ‘padrinho dos novos santos’.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!