Sama autorizada a extrair e exportar amianto
20/07/2019 16:30 em CLUBE Noticias

Sama está autorizada a retomar extração do amianto para exportação

O Governador Ronaldo Caiado sancionou e mandou publicar no Diário Oficial do Estado a lei aprovada pela Assembleia Legislativa que permite a extração, para exportação, do amianto em Goiás. Numa entrevista à Rádio Clube, gravada pela equipe da RBC – Rádio Brasil Central – de Goiânia – o governador conclamou a Sama a adotar as tratativas para início da extração; “Não estamos passando em cima de ninguém uma vez que  decisão do Supremo Tribunal Federal ainda não foi concluída”, disse, referindo-se a embargos declaratórios que o STF ainda não julgou e que pedem 10 anos de prazo para que a mineradora paralise suas atividades. “Não pode extinguir uma empresa de uma hora para outra como estavam fazendo. E aquele passivo ambiental? o que será feito? É preciso que a empresa tenha prazo para resolver todos os problemas”, disse Ronaldo Caiado. A mineradora Sama ainda não se manifestou.

Opinião

Muito se tem falado na mídia sobre a perda de 280 empregos com o fechamento da Sama. Só isso. A mídia estadual e nacional tem feito referências só ao último corte. Vale ressaltar, inclusive, que esses últimos funcionários demitidos serão recontratados em caso de reativação da mina conforme o acordo celebrado.

Resumir todas as perdas de Minaçu a 280 empregos como tem feito a mídia é tornar insignificante a reativação da mineradora. Quando o governador chegar até um ministro do Supremo para pedir a reativação da Sama ele já leu em algum jornal que serão recuperados 280 empregos quando na realidade ao longo dos 13 de omissão da Suprema Corte perdeu-se mais de mil empregos e o apoio financeiro que a empresa dava ao comércio, à sociedade, às entidades de assistência social, a o esporte, etc. Tudo isso refletiu na gerou desemprego. E os salários dos demitidos que deixou de circular no comércio?

Portanto, em termos de empregos e assistência social é incalculável o prejuízo gerado pelo fechamento da Sama.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!