topo

UFG desenvolve teste Covid pela saliva de baixo custo
24/10/2020 08:17 em CLUBE Noticias




Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolvem um teste que identifica o vírus causador da covid-19 por meio da saliva. Os primeiros testes foram realizados no início do mês de outubro, em 85 funcionários da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e, segundo os pesquisadores, foram eficazes.
O novo teste recebeu o nome de RT-Lamp e é similar ao exame PCR, considerado o mais seguro no momento. Segundo os pesquisadores, o RT-Lamp é um teste molecular e, diferente de um sorológico, ele não busca identificar se a pessoa desenvolveu anticorpos, mas sim se há vírus circulantes no corpo.
Segundo a professora e coordenadora da pesquisa, Gabriela Duarte, é possível diagnosticar a pessoa já no primeiro dia de sintoma, o que agilizará o isolamento do paciente e evitará a contaminação de mais pessoas.
“Esse teste, assim como o PCR, amplifica o material genético do vírus em milhões de cópias, que só foram produzidas porque havia a existência do vírus ali. Diferente de um teste sorológico por exemplo, que detecta após 10 dias se o paciente desenvolveu anticorpos. Quando ele descobre já até se curou, mas contaminou várias pessoas”.

Baixo custo

De acordo com a coordenadora, as vantagens da nova modalidade de teste são a simplicidade, rapidez nos resultados e baixo custo. “No PCR o processo é feito numa máquina de custo alto, que exige estrutura dos laboratórios. Isso limita um pouco. O teste que a gente está desenvolvendo não depende de uma máquina, o que torna o processo mais simples e mais barato, qualquer laboratório consegue fazer”, explica Gabriela.
A técnica é, segundo pesquisadores, estudada há cerca de 6 anos para outros vírus, como a dengue e chikungunya.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!